terça-feira, 26 de outubro de 2010

Motor a álcool - É o tipo de motor que utiliza o álcool combustível (etanol hidratado) como combustível.

Motor a álcool pré-vaporizado (MAPV) - É um tipo de motor a álcool onde o combustível etanol é vaporizado
por um dispositivo aquecedor denominado estequiômetro que aproveita o calor gerado pelo escapamento ou pelo sistema de arrefecimento (perda parcial ou total do calor/temperatura) do veículo. O combustível só é injetado nos cilindros do motor e queimado depois de ser totalmente vaporizado.

    Vantagens  
    *
Redução nas emissões de poluentes.     *Redução no consumo.
       *Aumento real de potência.     *É produzido a partir da cana-de-açúcar, uma fonte renovável, ao contrário do petróleo, podendo ser obtido de muitos outros vegetais
    *Quantidade de CO2 (dióxido de carbono, gás poluente que provoca o chamado 'efeito estufa') que o carro emite quando queima o álcool vai ser reabsorvida quando a planta cresce
    *Em média, custa quase 50% menos que a gasolina
    *Produz menor volume de gases poluentes em comparação com a gasolina
    *Como não tem poder de solvente, prejudica menos a película de óleo lubrificante no interior dos cilindros


     Desvantagens
   *Exige ficar atento ao nível do reservatório de partida a frio.
   *Tem maior poder corrosivo que a gasolina
   *Pelo menor poder calorífico que a gasolina, gera um consumo maior
    
Sistemas


  • Existem dois sistemas de pré-vaporização do etanol combustível:
    • Vaporização pelo aproveitamento do calor gerado pelo escapamento do veículo desenvolvido pelo professor, cientista e um dos pioneiros do pró-álcool Romeu Corsini.
    • Vaporização pelo uso do calor produzido pelo sistema de arrefecimento desenvolvido pelos engenheiros Arthur Carlos Zanetti e Marcos Serra Negra Camerini.
    Existe a possibilidade de aproveitar a elevada temperatura do óleo lubrificante, dando maior pressão ao vapor de álcool, o que é vantajoso.



ESTE DODGE 1800 FOI O PRIMEIRO AUTOMÓVEL EQUIPADO COM UM MOTOR À ÁLCOOL.

Desenvolvido no Brasil, este tipo de motor apresentou inicialmente algumas falhas, as quais foram corrigidas com o decorrer do tempo. Atualmente, os motores a álcool possuem ótimo desempenho, equipando todas as marcas e modelos das várias versões destinadas ao público consumidor. A construção e montagem de um motor a álcool, não difere da construção e montagem de um motor à gasolina, apresentando, entretanto, o motor a álcool algumas particularidades próprias, descritas a seguir.

*Os pistões são exclusivos para este tipo de motor. Eles têm superfície plana para aumentar a compressão. 
*O tanque e as canalizações por onde o álcool passa recebem um tratamento químico especial contra a corrosão, ou então são feitos de plástico. 
*O cabeçote é próprio. As câmaras de compressão têm menor tamanho, para permitir maior taxa de compressão. 
*O carburador recebe tratamento especial contra a corrosão, e calibragens próprias. 
*A bomba de combustível é especial( tem uma maior vazão ) podendo ser bem utilizada em motores à gasolina. 
*Possui um dispositivo para dar a partida quando o motor está frio, injetando gasolina

* A taxa de compressão é maior. 
* As velas de ignição são próprias, tipo quente.
* A bateria possui maior amperagem.



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