terça-feira, 26 de outubro de 2010

Diferenças entre motores à álcool, à gasolina e à diesel

Entre o alcool e a gasolina, a diferença é pequena: Ambos trabalham no ciclo Otto e as difrenças básicas são a taxa de compressão e a quantidade de combustivel injetada. A explosão e provocada por faisca da vela. Tem carburadores ou injeção eletrônica para injetar combustível. (O álcool é mais barato mas consome mais que a gasolina, que é mais cara)
Já o motor Diesel, trabalha sob o ciclo diesel. Geralmente não tem velas e a explosão é por compressão, por isso necessitam de taxas de compressão bem mais altas,e por isso costumam ser bem maiores e mais pesados. Tem bicos injetores para injetar combustíveis. (mais barato que a gasolina e consome menos)


Ciclo Otto O ciclo Otto divide-se em fases distintas, que são denominadas tempos, e será descrito a seguir: quando a mistura chega ao cilindro, o êmbolo desce (1º tempo: admissão); em seguida fecha-se a válvula de admissão e o êmbolo sobe e comprime a mistura (2º tempo: compressão). Nesse momento uma vela produz uma faísca provocando a ignição, e a pressão dos gases aumenta ainda mais, deslocando o êmbolo para baixo (3º tempo: combustão ou explosão). Quando o êmbolo chega ao ponto inferior, abre-se a válvula de escapamento; o êmbolo sobe e os gases resultantes da queima são expulsos do interior do cilindro (4º tempo: expansão), iniciando-se em seguida um novo ciclo. Observamos, portanto, que o ciclo Otto completa-se em quatro tempos conforme mostra a figura.


3 comentários: